Na passagem da corrente elétrica sobre um condutor é gerado um campo eletromagnético, este muitas vezes é um vilão pois pode interferir diretamente no sinal de outro condutor que esteja próximo dele, mesmo que seja um fio reto como num caso de um cabo FLAT do HD, sim, porque este campo pode ser induzido a outro condutor gerando assim ruído no sinal, ai é que aparece a tão famosa diafonia, para resolver este problema a técnica chamada de cancelamento é utilizada, ou seja, a passagem de corrente (I) em um fio gera linhas de força eletromagnética fato que se tiver outro fio no mesmo circuito eles terão correntes em sentidos opostos, gerando campos eletromagnéticos opostos que se cancelam e anulam.
Vejam, no entanto, que se pegarmos um fio e o colocarmos em forma de espiral teremos ai uma bobina, este componente elétrico se comporta de forma bem peculiar, pois quando o sentido da corrente muda o campo magnético gerado cria uma resistência à sua passagem, legal isso, né??? rs
Unidade de medida da bobina: Henry
Letra que simboliza : L
Agora vem as perguntas; mas para que esta informação é útil? Pois bem, nas fontes de alimentação do seu computador têm bobinas e uma peça chamada transformador, este usa os princípios falados até agora para realizar um importante trabalho: o de abaixar o valor da tensão de 127VAC (tensão da sua residência) para 5, 12, 24 Volts necessários para o seu computador, mas como se dá isso?
Transformador
O transformador é um dispositivo eletromagnético constituído por duas bobinas acopladas através de um núcleo magnético de elevada permeabilidade magnética. O princípio de funcionamento do transformador baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, e em particular da indução electromagnética mútua entre bobinas. A principal função de um transformador é elevar ou reduzir as amplitudes da tensão ou da corrente entre as bobinas do primário e do secundário.
Bom pessoal como a idéia aqui é dar uma informação suficiente para o entendimento de um conhecimento maior, que é o da fonte chaveada, não vamos entrar na parte de cálculos muito menos sobre reatância indutiva e circuitos RL ou LC.
0 comentários:
Postar um comentário