18 de agosto de 2009

Corrente Elétrica

“A corrente é 110, rapaz!”, certamente você já deve ter ouvido alguém falar isso a respeito da tomada de sua casa ou da alimentação para o seu computador, porém, adianto-lhe que ouvir isto de alguém, principalmente quando este alguém diz ser um profissional eletricista, é “eletrificante”, portanto meus caros leitores, cuidado com o que você diz...

O que é corrente elétrica?

Em termos simples, corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons num condutor.
Duas condições devem existir para que se possa estabelecer uma corrente elétrica entre dois pontos:
1. Deve haver um percurso entre dois pontos, ao longo do qual as cargas possam se movimentar.
2. Deve existir uma DDP ou tensão elétrica (diferença de potencial) entre os dois pontos.
Abaixo está um exemplo da atuação da corrente elétrica num circuito elétrico:

As setinhas verdes indicam o sentindo convencional dos elétrons, o símbolo com duas setas para fora na diagonal representam um LED (Diodo Emissor de Luz), muito comum em computadores.
Existem dois tipos de corrente elétrica: Corrente Continua e Corrente Alternada.
Corrente Continua – Toda corrente elétrica de sentido e intensidade constantes no decorrer do tempo e é representada pelo símbolo DC (Direct Current)
Corrente Alternada - É uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas no caso da comunicação binária. Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos pólos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro) e é representada pelo símbolo CA (Alternating Current).

Equipamento utilizado para medir correte: Amperimetro.
Unidade de medida : Amper.
Sigla usada: I, A.


Quando as pessoas dizem que a tomada é 110 na verdade eles querem dizer que a tensão eletrica é 110 V, quanto a corrente a única maneira de saber qual é será atráves da medição com um amperimetro num “circuito fechado” ai entra um novo conceito: Resistencia eletrica.

O que são resistores?

São elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a integralmente em energia térmica.
Vocês devem se lembrar no 3º ano do ensino médio sobre o efeito Joule (uando um condutor é aquecido ao ser percorrido por uma corrente elétrica, ocorre uma transformação de Energia Elétrica em Energia Térmica. Este fenômeno é conhecido como Efeito Joule), ele é indesejável muitas vezes mas em outras muito útil exemplo, nos aquecedores e nas lâmpadas elétricas incandescentes. Para tais situações é que dispomos dos resistores.
Segue abaixo representação do resistor.
Equipamento para medição da resistência: Ohmimetro.
Unidade de medida: Ohm
Sigla representativa: R ou

Lei de Ohm


A primeira lei de Ohm
Considere um fio feito de material condutor. As extremidades desse fio, são ligadas aos pólos de uma pilha, como mostra a figura abaixo. Desse modo, a pilha estabelece uma diferença de potencial no fio condutor e, conseqüentemente, uma corrente elétrica. Para se determinar o valor da corrente elétrica, coloca-se em série no circuito um amperímetro e, em paralelo, um voltímetro que permititrá a leitura da tensão. A montagem do circuito está ilustrada na figura abaixo:
Com o circuito montado e funcionando, fazemos as medições de tensão e corrente através dos aparelhos instalados. Agora imagine que a diferença de potencial da pilha seja dobrada (podemos fazer isso ligando uma segunda pilha em série com a primeira). Como resultado dessa alteração, o voltímetro marcará o dobro da tensão anterior, e o amperímetro marcará o dobro de corrente elétrica. Se triplicarmos a diferença de potencial, triplicaremos a corrente elétrica. Isso quer dizer que a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica tem um valor constante. Essa constante é simbolizada pela letra R.
Se colocarmos a corrente elétrica (i) em evidência, podemos observar que, quanto maior o valor de R, menor será a corrente elétrica. Essa constante mostra a resistência que o material oferece à passagem de corrente elétrica.
A primeira lei de Ohm estabelece que a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica em um condutor é igual a resistência elétrica desse condutor. Vale salientar que a explicação foi desenvolvida tendo como base um condutor de resistência constante. É por isso que condutores desse tipo são chmados de condutores ôhmicos.
A unidade de resistência elétrica no Sistema Internacional está exposta no quadro a seguir.
A segunda lei de Ohm

A primeira lei de Ohm nos apresentou uma nova grandeza física, a resistência elétrica. A segunda lei de Ohm nos dirá de que fatores influenciam a resistência elétrica. De acordo com a segunda lei, a resistência depende da geometria do condutor (espessura e comprimento) e do material de que ele é feito. A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor). Observe a figura abaixoA figura apresenta a segunda lei de Ohm, onde L representa o comprimento do condutor e A é a área de sua secção reta. Essa equação mostra que se aumentarmos o comprimento do fio, aumentaremos a resistência elétrica, e que o aumento da área resultará na diminuição da resistência elétrica.
O é a resistividade do condutor, que depende do material de que ele é feito e da sua temperatura.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More