10 de outubro de 2009

VBScript - Parte I

Bom estava pensando sobre de que forma iria abordar o assunto VBscript, e cheguei a seguinte conclusão: vou apresentar a você um curso completo de VBscript, desde scripts básicos de gerenciamento até de WMI (Windows Management Instrumentation).

Informações úteis:

Nota 1
Antes de executar os arquivos criados, veja se o Windows está associando a extensão .vbs para o VBscript, para isso siga os seguintes passos:
1. Abra o Windows Explorer;
2. Clique em “Ferramentas e depois em “Opções de pasta”;
3. Vá até “Tipos de Arquivo”
4. Veja se a extensão VBS está associada ao “VBscript Script File”.
Se assim estiver estamos começando bem, isto é importante porque ao dar um duplo clique no arquivo criado, automaticamente o script será executado como Microsoft Windows Script Host, é o que acontece ao clicarmos num arquivo .xls e o Excel é automaticamente acionado.


Nota 2
Na mesma parte “Opções de pasta” vá até “Modo de exibição”, “Configurações Avançadas” e desmarque a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”, está informação é importante, pois ao escrevermos um script no bloco de notas, ele pode tentar salvar como .txt pois esta extensão esta oculta, ai o seu arquivo poderá ficar assim (teste.txt.vbs), ou então você pode simplesmente clicar em “Salvar como” selecionar na parte “Salvar como tipo” coloque em “todos os arquivos” e salve o arquivo com a extensão .vbs.

Nota 3
É importante que seu computador esteja numa rede qualquer, mesmo que esta rede seja a internet através de seu modem ADSL.

Inicialmente usaremos o bloco de notas como nossa principal ferramenta, mas se você assim desejar poderá baixar o PFE (Programmer’s File Editor) é uma ferramenta free e é um pouquinho melhor do que o notepad, pois enumera as linhas e isso nos ajudará e muito na hora de depurar erros nas linhas escritas.
Neste curso iremos aprender sobre; conceitos e terminologias tais como: variável, função, objetos e muitos outros termos; também será abordado como projetar script, como fazer a depuração, compreenderemos o WMI, aprenderemos como trabalhar com arquivos de sistema, iremos ver também como o VBscript pode ser útil no dia-a-dia do administrador de redes, por exemplo: quando for preciso executar algum comando no momento do logon ou logoff dos usuários numa rede, mapear pastas, mapear impressoras de rede, enfim, iremos ver muitas coisas legais neste curso.
Será postado freqüentemente um assunto novo seguindo uma seqüência lógica e numa linguagem de fácil entendimento.

Para esquentar as turbinas vou deixar com vocês dois scripts simples.
É só copiar e colar no bloco de notas e salvar com a extensão .vbs.
Outro detalhe é concernente as aspas, têm que ser exatamente como está no script.

“ = errado.
" = certo.
‘ = errado.
' = certo.

==============================================================
1º Script

objetivo = InputBox("Apenas com uma palavra, escreva o que você quer ser")
'Display the user's name
MsgBox "Você já é " & objetivo
==============================================================
2º Script

Set objWMI = GetObject("winmgmts:\\" & _
".\root\cimv2")
Set colOS = objWMI.ExecQuery("SELECT " & _
"* FROM Win32_OperatingSystem")
For Each objOS In colOS
MsgBox "O seu serial é: " & _
objOS.SerialNumber
Next
==============================================================

Para o segundo script, após executa-lo, clique com o botão direito do mouse no ícone “Meu computador” na área de trabalho depois vá até “Propriedades” e confira o número na parte “Geral”.

1 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More