9 de setembro de 2009

Efeito Joule

Pô galera, já estava quase dormindo e me deu uma vontade de escrever um pouco mais, este negócio de ser blogueiro vicia mesmo ...risos... Acho que vou falar um pouco sobre o efeito joule, mas o que vem a ser esse tal de Joule? e o que eu tenho a ver com isso?
Bom, se um dia você precisar elaborar ou coordenar uma instalação elétrica para o seu CPD, você terá que se preocupar sim, em termos simples a lei de joule explica a relação que há entre o fluxo de elétrons (corrente elétrica) sobre um condutor e o calor gerado.
Já percebeu que quando um condutor está energizado e alimento alguma carga o fio tende a esquentar? Por exemplo, já se perguntou como o seu chuveiro elétrico esquenta a água? Pois é Joule, não Freud, que explica, acontece que quando uma corrente elétrica atravessa um material condutor, há produção de calor. Essa produção de calor é devido ao trabalho realizado para transportar as cargas através do material em determinado tempo.

Ela pode ser expressa por:

Q = I^2.R.T
onde

Q = Q é o calor gerado por uma corrente constante percorrendo uma determinada resistência elétrica por determinado tempo.
I = é a corrente elétrica que percorre o condutor com determinada resistência R.
R  = é a resistência elétrica do condutor.
t = é a duração ou espaço de tempo em que a corrente elétrica percorreu ao condutor.

Perceba que se diminuirmos a resistência (R) do condutor por aumentarmos a sua bitola o fio irá aquecer menos, isto nos possibilita observar que, se a fiação elétrica está esquentando uma maneira de resolver isso é aumentando a bitola do fio.

Unidade joule
A lei de Joule está relacionada com a definição de joule onde:
Um joule é o trabalho realizado para transportar um coulomb (unidade de medida da carga elétrica) de um ponto para outro, estando os dois pontos a uma diferença de potencial de um volt.
O trabalho é dado por:
W = Q.U
onde:
W é o trabalho elétrico (em joule).
Q é a carga (em coulomb).
U é a diferença de potencial (em volt).

Este aquecimento se dá porque os elétrons colidem-se uns com os outros.
Podemos dizer, portanto, que quando o elétron colide com os átomos, fazem com que os núcleos vibrem com maior intensidade. O grau de agitação molecular é chamado de temperatura, ou seja, quando os elétrons colidem, aumentam a energia cinética dos átomos, sua temperatura.
Nos resistores elétricos pode-se calcular a potência dissipada utilizando a lei de Joule.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Joule

1 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More