8 de dezembro de 2009

Roteador

O roteador é um dispositivo de rede, cuja característica principal é interligar subredes e tecnologias diferentes, normalmente trata-se de LAN ou WAN, e no caso das tecnologias, podem ser: tecnologias de camada 1 (mídias de comunicação. Não sendo esta uma característica apenas do roteador), protocolos de camada 2 ( HDLC, Frame-Relay), protocolos de roteamento (RIP, OSPF, EIGRP).
O que faz este equipamento ser interessante é a forma como ele encaminha os pacotes até o seu destino, imagine enviar pacotes a uma outra rede bem distante, principalmente quando entre elas há dezenas ou até mesmo centenas de outras redes? Para exemplificar, façamos uma comparação do processo de encaminhamento de pacotes, realizado pelo roteador, a um mapa geográfico, imagine que você esteja viajando para uma cidade a qual você não sabe o caminho, porém tem a certeza de onde quer chegar, a melhor maneira de você achar o local é utilizando um mapa, não é verdade? Pois bem, essa é uma das características do roteador, utiliza o protocolo de roteamento para identificar o “melhor” caminho para o destino dos pacotes. Sei que estou usando expressões que talvez sejam desconhecidas para alguns, mas fiquem tranquilos, todas elas serão explicadas mais tarde.

Segue abaixo um figura de um roteador Cisco:


O roteador, muito embora algumas vezes assemelha-se fisicamente a outros dispositivos de rede, como o Hub e o Switch, perceba que ele tem funcionalidades que o torna singular no processo de interconexão de ativos de redes.

Onde e quando usar o roteador?

Abaixo segue uma representação de uma rede onde mostrarei a utilidade de um roteador num cenário real. (Este é o layout da minha casa).



Repare que nesta rede há dois computadores físicos e um virtualizado, tendo dois roteadores. Este cenário é interessante pois mostra que um micro pode servidor como roteador, até mesmo alguns Access Point têm este recursos. Observe também que estou interligando três redes diferentes, uma 192.168.1.0/24 que corresponde a minha rede interna, outra 192.168.0.0/24 correspondente à rede virtual e um última que é a externa 189.- .- .- e consigo estabelecer comunicação com todas elas através do ping, isto se dá pela propriedade do roteador de interligar redes diferentes.

Bom pessoal, a ideia desta postagem é o de dar uma visão geral deste equipamento tão diversificado, à medida que passarmos para assuntos mais profundos, iremos tratar com mais calma sobre roteador.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More