11 de dezembro de 2009

GNZ

O Global Names Zone (GNZ) é um novo recurso utilizado no Windows Server 2008 que habilita clientes DNS dentro duma floresta no AD a usar o simples nome para comunicação. Esta característica é útil levando-se em consideração que em muitas situações é mais interessante usar um nome simples para identificar um ativo numa grande rede do que o FQDN. Mas, talvez você pense que o GNZ veio para substituir o WINS, eu particularmente acho que não (pelo menos por enquanto), e digo apenas dois motivos que me veio neste momento a memória: o WINS faz atualização dinamicamente, o GNZ tem que ser feito manualmente através do DNS, o WINS pode trabalhar com S.O mais antigos, o GNZ só trabalha com servidores Windows 2008.
Mas o meu objetivo nesta postagem é falar bem do GNZ e não mal (risos), então vamos lá.
Se você está querendo aposentar o seu servidor WINS, ou está pensando em implantar IPv6 no seu ambiente, o Globalnames cairá como uma luva. Percebam que muitos clientes atualmente estão dando importância a resolver nomes na rede utilizando um único nome, no caso do GNZ estes nomes estão registrados no DNS para o domínio ao qual eles pertencem. Outro ponto legal é que para um cliente com vários domínios, gerir uma lista de pesquisa de sufixo para todos os clientes pode ser pesado, por este motivo em ambientes que exigem uma única resolução de nomes simples o GNZ oferece uma solução mais escalável.

Para ficar mais claro, vamos criar um pequeno cenário:

Os administradores de TI numa empresa decidiram que irão tirar todos os servidores WINS e parar de usar NetBT. Eles querem desenvolver um ambiente que trabalhe com o IPv4 e IPv6 . Eles também querem, no entanto, continuar a ser capaz de garantir que os nomes de host de servidores importantes, tais como servidores Web, permanecem originais por toda a floresta.
Após um estudo minucioso decidiram que um dos nomes que será chamado na Zona GlobalNames de serverwer, de modo que se um usuário digitar na barra de endereços do navegador serverweb, ele será direcionado para o nome de domínio totalmente qualificado que é configurado no GNZ.

Requisitos de configuração
Pré-requisitos

Para obter a funcionalidade GNZ num determinado domínio ou floresta, todos os servidores de DNS autoritários deve estar executando o Windows Server 2008.

Assegure-se que não há nenhuma zona previamente existente chamado GlobalNames. Se houver, você deve renomear a zona existente.

Assegurar que a definição de registo GlobalNames zona foi ativado em todos os servidores de DNS, incluindo aqueles que não hospeda o GNZ localmente, usando dnscmd como segue:
dnscmd ./ config /enableglobalnamessupport 1.

Pelo fato do GNZ ser estático na sua configuração, quando tem o AD DS integrado, ele não deve produzir uma quantidade excessiva de tráfego na rede entre os servidores de DNS do controlador de domínio que hospeda o GNZ.


Obs. 1 Galera, estou fazendo esta postagem às 02 da manhã, prometo a vocês que o mais breve possível mostrarei em uma vídeo aula como configurar o GNZ.

Ob. 2 Quanto ao curso de VBScript, eu não me esqueci, voltarei a postar o mais breve possível.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More