19 de dezembro de 2009

Modelo de referência OSI

Hoje vamos falar sobre o modelo de referência OSI (Open System Interconnection) porém, em vez de detalhar demais toda a história, será apresentado de forma prática e nada prolixa.
O modelo OSI consiste de 7 camadas. Cada camada define uma função específica duma rede que são divididas da seguinte maneira:

As três primeiras camadas embora sejam importantíssimas, não farão parte do nosso cotidiano, como administrador de redes, salvo a camada 7 em alguns casos.

Camada 7 (Aplicação) – Está relacionado com a interface entre a rede e a aplicação. Em termos simples pode-se dizer que está se refere aos serviços de comunicação para aplicativos.
Alguns dos protocolos relacionados são:
Telnet; HTTP; FTP; SMTP e etc.

Camada 6 (Apresentação) – Esta camada está mais relacionada a definir formatos de dados, como textos ASCII e EBCDIC. Uma outra parte que tem a ver é a criptografia.
Alguns dos exemplos:
JPEG, MPEG, GIF e etc.

Camada 5 (Sessão) – Trabalha junto os aplicativos fazendo com que estes se comuniquem, estabelecendo uma conexão virtual, através dessa conexão é onde ele define o início, o controle e o final da comunicação.
Alguns exemplos:
RPC, SQL, AppleTalk e etc.

A partir daqui as informações serão mais aproveitáveis ao nosso mundo das redes.

Camada 4 (Transporte) – Sua função é promover uma transferência de dados confiável e econômica entre as máquinas de origem e de destino, independente do que há entre elas, quer seja um simples switch ou uma rede complexa com centenas de ativos de redes. Além disso é nesta camada que há a correção de erros.
Alguns dos protocolos relacionados:
TCP, UDP, SPX.

Camada 3 (Rede) – Esta camada é que dá nome à nossa profissão (Administrador de REDES), a principal função desta camada é definir como os pacotes (dados) caminham, ou seja, define a entrega destes dados fim-a-fim. É responsável também pelo endereçamento lógico dos ativos de redes, este endereçamento chama-se IP (Internet Protocol).
Alguns protocolos relacionados são:
IP, IPX, RIP, OSPF e etc.

Camada 2 (Enlace) – Estado de enlace, como também e conhecido, define regras (protocolos) que determinam quando um dispositivo pode enviar dados sobre um determinado meio físico. Ele também detecta e em alguns casos, até mesmo corrige erros. Tem também como função endereçar fisicamente os NIC (Network Interface Card). E, por fim, em alguns padrões, como o IEEE 802, esta camada é dividida em duas partes: LLC (Logical Link Control) -  É nesta subcamada que é criado o quadro, também faz um tipo de controle de fluxo e, neste caso, evitando que um nó transmita frames a mais do que o destinatário possa aguentar e por fim faz a detecção de bits errados, podendo até mesmo fazer correções.
Alguns protocolos relacionados são:
HDLC, PPP, Frame-Relay e etc.

Camada 1 (Física) – É responsável primordialmente por servir como meio para o tráfego dos bits. Estes meios podem ser: ar, par metálico, fibra ótica.

Agora vem a questão: Por que ver a rede dividida dessa forma é importante?
Para mostrar a importância desse conceito, vou citar um exemplo real, aconteceu comigo.

Fui designado a resolver um problema de falha de comunicação do servidor num determinado banco aqui da Bahia, quando cheguei no CPD e vi vários racks com muitos roteadores, switches, servidores, e path-panels, pensei: - Não adianta se desesperar, ---risos--- divida o problema em camadas que tudo vai dar certo (pessoal, pode parecer que estou floreando a história, mas foi exatamente assim). A primeira coisa que observei foram os cabos de conexão (camada 1), já que o servidor (Sistema Operacional – Camada 7) estava funcionando corretamente, percebi que os cabos estavam em boas condições, ai pensei, não vou ligar para a operadora porque os outro servidores estão funcionando corretamente portanto as camadas Camada 3 roteamento e Camada 2 protocolo de WAN, estão funcionando corretamento, vou ver se a placa de rede está funcionando corretamente, e dei um ping no meu endereço de loopback para ver se o protocolo de camada 4 estava corretamente configurado e, para minha surpresa, não respondeu o ping, após uma minuciosa avaliação descobri que a placa do servidor estava com problema.
Esta manutenção não durou mais do que 20 minutos, percebam como o conhecimento referente ao modelo de referência OSI ajudou-me neste caso, além da questão de manutenção, dividir a rede em camadas ajuda também, na interoperabilidade, a engenharia modular e té mesmo no aprendizado, tanto sim que, embora este modelo não seja mais praticado pelo fabricantes, ainda assim é amplamente difundido nos meios acadêmicos.

Bom pessoal, este foi apenas um overview do que vem a ser este modelo, à medida que formos falando mais coisas iremos implementar informações que irão acrescentar a este conhecimento.



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More