12 de outubro de 2009

VBscript Parte II

Vamos falar um pouco sobre alguns termos usados pelos “fazedores de scripts” e, se inclua neste hall desde já, o primeiro será o termo;

FUNÇÃO:

Podemos definir função como um conjunto de códigos que é identificado por um nome, tem por principal finalidade executar uma tarefa e dar um retorno de forma amigável, há dois tipos de funções: as embutidas no Windows e outras personalizadas, por exemplo, a função date() nos retorna a data atual, veja que está funcionalidade é importante, pois, sempre que precisarmos poderemos chamar as funções em qualquer parte do nosso script e como exemplo, copie e cole o script abaixo num editor de texto e salve como data.vbs:


date()
MsgBox date

porém você também pode criar a sua própria função customizada, iremos aprender isso mais tarde.

Outro ponto importante ainda neste assunto são as subrotinas, ao contrário da função, que retorna um valor, aquele não retorna nada, em termos simples uma subrotina é um código que é escrito separadamente e é usado apenas onde for necessário e quantas vezes você quiser. Vou demonstrar um pequeno script que mostra a aplicabilidade de uma subrotina:


Sub sub_messagem (messagem_que_esta_rodando)
MsgBox messagem_que_esta_rodando, vbOkOnly, "Importante mensagem"
End Sub
sub_messagem "Está mensagem é uma prova de que conseguimos inserir a informação na subrotina!!!"

Sub = Demonstra o início da declaração da rotina.
sub_mensagem = O nome da subrotina, .
(mensagem_que_esta_rodando) = Usado para transmitir argumento à rotina.
vbOkOnly = Indica quais botões para exibir ao chamar a função MsgBox.
“Importante mensagem” = Informação apresentada.
End Sub = Finalizando a declaração da rotina
Sub_mensagem “texto” = usado para chamar a rotina inserindo o texto nele.

VARIÁVEL:

Em termos simples uma variável é área onde é armazenado na memória um dado temporariamente, ele deve ser identificado por um nome para que possa ser identificado dentro de um programa de computador e, como o próprio nome diz, ele pode ser variado, segue abaixo um exemplo simples de uma variável e a sua aplicabilidade:

Option Explicit
dim exemplo_de_variavel
exemplo_de_variavel="Está começando bem!!!"
msgbox exemplo_de_variavel


O Option Explicit serve para forçar os anúncios Dim, ou seja, qualquer tentativa de usar uma variável não declarada ocasionará um erro. A declaração de variáveis antes de usá-las faz com que o script seja executado mais rapidamente, se você o omitir o VBscript assumirá por default que qualquer declaração que não seja identificada seja uma variável.

O Dim serve para declarar a variável, no script acima a variável foi “exemplo_de_variavel”

OBJETO:

Um objeto é uma funcionalidade externa, geralmente empacotados em uma DLL, portanto escrito no padrão COM.
Para informação o COM (Component Object Model) é uma especificação que descreve como o código pode ser empacotado em objetos, tornando assim fácil (relativamente falando) para implantar, e para outros desenvolvedores usar. Fisicamente, objetos COM normalmente são aplicadas em arquivos DLL que, se você verificar o conteúdo da pasta System32 do computador, vai encontrar muita coisa lá.
VBScript é completamente capaz de utilizar objetos COM. Isso é um poderoso recurso porque a maioria dos aplicativos de funcionalidade do Windows usam componentes COM.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More