17 de outubro de 2009

Cinemática escalar

Estava pensando sobre que assunto iria postar hoje, daí, veio-me uma pergunta: qual o perfil dos leitores do meu blog? Sinceramente não sei, mas enfim, na dúvida resolvi reservar toda sexta-feira para tratarmos de um assunto novo: O VESTIBULAR. Nestas postagens iremos resolver apenas questões de provas passados das seguintes matérias: matemática, física e química; serão apenas estas, por imaginar que o tipo de pessoa que acessa o meu blog gosta de tecnologia e as matérias que mais são cobradas nos vestibulares para esta área são as citadas.
Pois bem, se você leitor, quiser se preparar para o vestibular do ano que vem pode contar comigo, iremos durante o ano de 2010 superar mais este desafio, digo “nós” porque acho que vou fazer outra graduação, e pelo visto será alguma coisa na área de exatas.
Bom, para esquentar as turbinas vamos resolver três questões, uma fácil, outra média e por fim uma Master Blass, de física que tratam de Cinemática Escalar.

1. Segundo um comentarista esportivo, um juiz de futebol, atualmente, ao apitar um jogo corre em média 12 km por partida. Considerando os 90 minutos de jogo, é correto afirmar que a velocidade escalar média com que um juiz de futebol se move no campo é de quantos km/h?

Resp. Para resolver esta questão é bem simples, basta usarmos a fórmula de Velocidade Escalar Média (Vm)

Vm = ∆s / ∆t

Agora substituindo os valores teremos:

Vm = ?
∆s = 12 km
∆t = 1,5h

Vm = 12/1.5 = 8km/h

2. As posições de um ponto material variam em função do tempo de acordo com o gráfico abaixo.



Determine a velocidade escalar nos instantes 4s e 9s.

Resp. Vamos raciocinar um pouco. Não vamos considerar os dois primeiros segundos porque o móvel estava em repouso, neste caso então veja no gráfico que a linha é ascendente no intervalo de tempo entra 2s até 6s, está inclinação indica que é a velocidade também é positiva.
Sendo assim é só aplicar a fórmula da Vm.

V = 10 – (-10) / 6 – 2 = 5m/s

Agora perceba que de 6s até 9s o movimento é retrógrado, pois a inclinação do gráfico é negativa e, portanto a velocidade também é negativa, sendo assim.

V = 0-10/9-6 => -3,3 m/s

3. Um trem de 400m de comprimento com velocidade de 20m/s para atravessar um túnel de 1800m de comprimento gasta um tempo de...?

Resp. Nesta questão precisamos mudar um pouco a estratégia, perceba que ele já dá a VM e dois comprimentos, que chamaremos de ltr = 400 e lte = 1800, com isto temos informações suficientes para montar a nossa fórmula, segue.

20 = 400+1800/t

Neste caso chegaremos ao resultado, 1min 50s


Bom pessoal, assim se seguira esta série de postagens chamada VESTIBULAR, a idéia é contemplar todos os assuntos das matérias envolvidas para que no final do ano que vem tenhamos um material legal para revisão

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More