16 de novembro de 2009

CCNA - HUB

Conforme havia dito a vocês, vamos começar a nos preparar para a certificação, então mãos a obra:
Como a grande maioria dos leitores deste blog são pessoas que têm algum tipo de contato com redes de computadores, vamos começar com prática, falando sobres os objetivos e funções de alguns dispositivos de redes tais como: Hub, Switch e Roteador.

Hub
Este equipamento, como o próprio nome já diz, tem como principal característica servir como um concentrador de rede, onde vários ativos como por exemplo: computadores, servidores e impressoras, podem ser interligados a um único nó. Abaixo segue uma representação da topologia física de uma rede interligada com Hub:



Talvez você esteja se perguntando:
– O que significa topologia física?
É a representação física duma rede, ou seja, como os cabos são conectados aos dispositivos de rede.Veja na figura acima, que a forma como os cabos são conectados entre o Hub e os outros ativos de rede, faz lembrar uma estrela, por isto o nome, topologia física em estrela.
Mas como efetivamente um hub trabalha numa rede?
Para que fique mais claro o entendimento vou dar um exemplo:



Digamos que o usuário 1 queira enviar uma informação para o usuário 2 e ambos estejam conectados numa rede com um hub, perceba que não apenas o usuário 2 vai “ouvir” a informação mas todos os outros ativos também, coloquei este xis vermelho apenas para demonstrar que embora todos “ouçam” a mensagem, apenas o destinatário irá tratá-la. Isto nos mostra uma característica interessante do Hub, ele atua numa rede como se fosse um barramento onde, quando se envia uma mensagem, todos que estão conectados a ele receberam.
O Concentrador não trata a informação, apenas replica para todas as suas portas o que ele recebeu, ou seja, o hub só vê bits passando por seu barramento, neste caso, acabamos de descobrir qual é a topologia lógica do hub, ele é um barramento.


Bom pessoal, nas próximas postagens iremos fazer um overview sobre Switch e Roteador.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More