21 de agosto de 2009

VPN

Num belo “dia de verão”, o seu chefe chama você de sua sala e apresenta o seguinte desafio:
- Meu caro colega, o meu chefe que é o seu diretor solicitou-me uma tarefa importantíssima e que deverá ser feito no final de semana, portanto trabalharei em casa, acontece que muitos dos arquivos estão aqui na empresa e eu precisarei acessá-lo da minha residência, E AI O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA DAR UMA SOLUÇÃO A ESTA SITUAÇÃO???


A solução está no VPN (Virtual Private Network) que oferece acesso remoto seguro e encriptado através da internet – Rede não segura. O VPN usa o PPTP (Point-To-Point Tunneling Protocol) ou L2TP (Layer Two Tunneling Protocol) para estabelecer conexões.
Ta tudo muito bom, ta tudo muito bem, mas realmente eu gostaria de saber, que diabos são os protocolos PPTP e L2TP???
Vamos lá à explicação.
PPTP é um protocolo de rede que permite aos dados que são transferidos entre o cliente remoto para um servidor de empresa privada trafegarem de maneira segura.
O tunelamento que é feito pelo PPTP é o processo de envio de pacotes para um computador em uma rede privada encaminhando-os sobre outra rede, como por exemplo, a internet, ou seja, é necessário que haja uma conexão prévia para que depois o tunelamento seja feito.
Podemos então dividir a conexão PPTP em três processos:
1. Há a conexão inicial à internet.
2. Usando a conexão com a Internet, o protocolo PPTP cria uma conexão de controle do cliente PPTP para um servidor PPTP na Internet. Esta conexão utiliza TCP para estabelecer a conexão e é chamado de PPTP túnel.
3. Finalmente, o protocolo PPTP cria datagramas IP contendo pacotes criptografados PPP, que são enviados através do túnel PPTP para o servidor PPTP. O servidor PPTP desmonta os pacotes IP e decodifica os pacotes PPP e, em seguida, encaminha os pacotes decifrados para a rede privada.

http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc768084.aspx

Abaixo segue figura representativa do funcionamento PPTP: L2TP – Assim como o PPTP o L2TP é um protocolo utilizado para funcionar em VPN não fornece confidencialidade e autenticação forte, por si só. IPsec é freqüentemente utilizado para proteger pacotes L2TP através de confidencialidade, autenticação e integridade. A combinação destes dois protocolos é geralmente conhecida como L2TP/IPSec.
Curiosidade: o 2 do L2TP quer dizer apenas que é um protocolo da camada 2 do modelo OSI (Enlace)
Veja portanto que, embora o L2TP utilize uma quantidade de processamento bem grande, é mais usado que o PPTP um dos motivos, pelo menos é o que eu acho, é o fato de ser mais seguro por trabalhar com o IPSEC. O uso do L2TP exige que você tenha implementado uma infra-estrutura de chave pública (PKI – Public Key Infrastructure) na rede da empresa, pois o L2TP depende do uso de certificados digitais. Não precisa ser, necessariamente, uma infra-estrutura de PKI baseada em tecnologia Microsoft. Porém neste caso, você terá mais algumas tarefas administrativas a considerar, tais com a emissão manual de certificados, para os computadores que irão utilizar o L2TP/IPsec.

http://en.wikipedia.org/wiki/Layer_2_Tunneling_Protocol

Agora fica fácil entender como resolver o que lhe foi solicitado, criando uma VPN o seu chefe poderá estabelecer através da internet uma conexão como se fosse local, inclusive utilizando o endereçamento IP privado para ter acesso a sua rede interna, neste caso, ele poderá mapear pastas do servidor local, imprimir um documento na impressora da empresa, tudo isso como se estivesse na própria empresa. Você ganha moral com o chefe e quem sabe uma promoção.

Bom, agora que você já sabe o que é uma VPN e quais os protocolos que ela utiliza, o próximo passo é saber como configurar, faremos uma video-aula de como configurar o VPN, no Windows 2003 server, sugiro que vocês acessem o link abaixo para aprender como configurar um servidor vpn no windows vista.

Obs. Eu ainda não testei, mas...

http://www.onecomputerguy.com/networking/vista_vpn_server.htm

Até mais!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More